quarta-feira, 4 de junho de 2008

Vicente de Carvalho - Velho Tema (II)


Velho Tema (II)
de Vicente de Carvalho

Eu cantarei de amor tão fortemente
Com tal celeuma e com tamanhos brados
Que afinal teus ouvidos, dominados,
Hão de à força escutar quanto eu sustente.

Quero que meu amor se te apresente
- Não andrajoso e mendigando agrados,
Mas tal como é: - risonho e sem cuidados,
Muito de altivo, um tanto de insolente.

Nem ele mais a desejar se atreve
Do que merece: eu te amo, e o meu desejo
Apenas cobra um bem que se me deve.

Clamo, e não gemo; avanço, e não rastejo;
E vou de olhos enxutos e alma leve
À galharda conquista do teu beijo.



VICENTE AUGUSTO DE CARVALHO

Nascimento: 05/04/1866, Santos, São Paulo, Brasil

Falecimento: 22/04/1924, Santos, São Paulo, Brasil

Jornalista, político, magistrado, poeta (tido como
"o poeta do mar") e contista; eleito para a ABL, Cadeira 29.






Nenhum comentário: