segunda-feira, 28 de junho de 2010

PROCURA-SE UM PARTIDO

Por Márcio Leopoldo Maciel

Ontem assisti no SBT à entrevista do Governador Aécio Neves. Uma de suas falas chamou minha atenção e por isso escrevo neste momento. Ele disse que entre o PT e o PSDB não há diferenças ideológicas significativas, a disputa entre os partidos se dá primordialmente sobre o poder. Não é uma novidade, FHC disse a mesma coisa certa vez. Aécio, porém, afirmou que acredita ser possível uma significativa aproximação entre os dois partidos, ou seja, que um dia talvez eles estejam juntos. Como o PT e o PSDB são os dois maiores partidos do país (o PMDB não conta porque é sempre oposição), quais são as consequências dessa afirmação para a democracia brasileira? No mundo inteiro há uma tendência de polarização política entre dois grandes partidos que são distintos ideologicamente, será o Brasil uma anomalia?

O mais estranho dessa afirmação, e não estou dizendo que ela não seja intuitiva, pois o PT e o PSDB tem realmente históricos pontos em comum, é que se os partidos não são distintos ideologicamente, então não há razões para votar no PSDB. Acabo de dizer algo contra-intuitivo, mas acompanhe. Mesmo que não houvesse diferenças ideológicas entre os dois partidos, ainda assim, eu votaria no PSDB. O problema é que, e agora entramos no reino das especulações, não acredito que a maioria das pessoas pense que os partidos são ideologicamente iguais. Creio que as pessoas percebem o PT como um partido popular, direcionado para ações sociais, enquanto entendem o PSDB como um partido de elite, voltado para os grandes grupos econômicos. Sim, eu sei, é bizarro para quem conhece o PT e seu Capitalismo de Estado, seu amor pela Oi e outras empresas, enfim, suas ligações com a elite do país. Estou falando do que penso ser a percepção da maioria das pessoas. Se o PSDB não se apresenta como ideologicamente distante do PT, se suas propostas são semelhantes, então é preferível votar no partido que é diferente porque privilegia o social. Se estou certo, o PSDB tende a desaparecer.

Eu não vejo nenhuma razão para votar na Dilma. Tenho reservas quanto ao candidato do PSDB, mesmo assim o considero muito capacitado e competente. Minha divergência é ideológica. Porém, quem não acompanha política do mesmo modo que eu acompanho, como vê a diferença entre a Dilma e o Serra? Qual a diferença visível, que não demanda outros conhecimentos (ou crenças) dependentes de algo prévio? Ou seja, estou distinguindo aqueles que previamente votam sempre contra o PT e aqueles que previamente votam sempre no PT. Esses não decidem a eleição. Vejo o Serra elogiando o Lula, vejo o Aécio elogiando o Lula. Por enquanto as propostas do Serra se limitam a ampliações dos programas do PT como o Prouni e o Bolsa-família. Qual a diferença? A Dilma também defende ampliações dos planos e projetos do seu governo, repito, qual a diferença? Imagine o eleitor que acredita naquela distinção que apresentei acima, PT social, PSDB elite, em quem ele votará?

Poderá também gostar de:

Nenhum comentário: