domingo, 13 de novembro de 2011

CONVERSA DE BARBEARIA - PORQUE O PATRIOTISMO VAI, MUITO MAIS ALÉM DO FUTEBOL

Segunda feira, quase meio dia, na TV o Globo esporte, anunciava suas manchetes; chego ao barbeiro, sento na cadeira e digo: - Boa tarde, máquina 3 em todo o cabelo, por favor.

Ele gentilmente oferece: - Quer ler alguma revista?

Passo os olhos rapidamente pela mesinha e verifico algumas revistas Placar, Contigo, Caras, algumas Vejas estampando na capa as notícias das Diretas Já e a morte do Papa João Paulo II (relíquias preciosas) e respondo sem a menor sombra de dúvida: - Não, obrigado.

(Nesse momento tenta girar a cadeira para eu poder ver o Globo esporte, insisto para ficar na mesma posição vendo minha cara mesmo, pelo espelho.)

O barbeiro insiste em um diálogo: - Você viu a falta do Hélder no Tiago neves? Juiz ladrão!!! (se referia ao jogo Flamengo e Bahia empatado em 3x3 no dia anterior).

Eu disse! - Não, não vi!

Barbeiro: - Qual time você torce? Você tem cara de flamenguista!

Eu: - Eu não torço por nenhum time de futebol, na verdade eu não gosto nem assisto futebol.

Barbeiro: - Nem na copa?

Eu: - Nem na copa!

Barbeiro: -Nem se for uma final com o Brasil jogando.

Eu: - Também não, mesmo sendo uma final com a seleção brasileira jogando, ainda assim é um jogo de futebol, e como eu disse, não gosto de futebol!

Sem pestanejar ele dispara sem a menor cerimônia: - Então você não é brasileiro, não é patriota!! (essa é a resposta clássica do torcedor alienado, eu gosto de escutá-la porque aí vem a resposta igualmente clássica.)

Eu: - Você sabe cantar todo o Hino Nacional?

Barbeiro: - Acho que sim, pelo menos uma parte eu sei com certeza! (claro, ele só aprendeu a primeira parte, assistindo jogos de futebol)

Eu: - Você conhece e saberia cantar o hino da bandeira?

Barbeiro: - Acho que sei! (aprendeu no Mobral, cantando no pátio da escola, mas duvido que se lembre)

Eu: - Você sabe quem foi o primeiro presidente do Brasil eleito por eleições diretas e pelo voto popular?

Barbeiro: - Há, essa é fácil, foi o Tancredo Neves!! (não nobre patriota, não foi o Tancredo, foi Prudente de Morais em 1894, se assistisse menos futebol e estudasse mais, você saberia disso!)

Eu: - você sabe quando foi o fim do regime militar no Brasil?

Barbeiro: - Não. (essa reposta demonstra que ele não leu aquela revista Veja antiga que está em sua mesinha.)

Eu: - Você sabe a data da proclamação da República?

Barbeiro: - Não me lembro! (foi em 15 de novembro de 1889)

Eu: - Você saberia a letra ou cantar o Hino da Independência, Hino da Proclamação da República ou o Hino a Pátria?

Barbeiro: - Não esses aí eu não conheço. (claro que não, esses não são executados nos jogos de futebol)

Eu: - Então meu caro, pense muito antes de dizer que alguém não é patriota só porque não gosta desse esporte enfadonho e alienante chamado futebol. Verificando suas respostas, a única conclusão que chegamos é que o não patriota aqui é você!!!

O brasileiro tem essa péssima mania, suja a rua, avança o sinal vermelho, cospe no chão, desrespeita as leis, depreda o bem público, é desonesto, não conhece a história, nem os símbolos da sua pátria - Mas como torce freneticamente pela seleção brasileira, ou para qualquer outro time, isso lhe basta - Ele é, ou ao menos se sente patriota!!! (não agravando a todos, é claro!)

Do blog: O Cotidiano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Voçê esqueceu de perguntar quem são os fundadores do Brasil.Certamente ele iria responder Pedro Alvares Cabral pois esse senhor deve ser como milhares de Brasileiros que não conhece a história do grande luso-Brasileiro José Bonifácio e Dom João sexto VI que infelizmente quando é lembrado sempre o caracterizam o como um gordo apaixonado por coxas de frango pois esquecem que ele foi fundamental para os primeiros passos da criação do Brasil e que na biografia de Napoleão ele diz que Dom João sexto foi o unico a engana-lo.Um País que não reconhece seus fundadores e sua história realmente terá forte problemas de personalidade algo fundamental para existir uma nação.Veja os Americanos eles cultuam George washington e thomas Jefferson.