segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ÍNDICE DE ÁREA VERDE

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 21 de novembro de 2011.

- Vamos receber o Prefeito responsável por tornar Curitiba a “Capital Verde do Brasil”.

(Sede da ONU - Nova York, EUA, 1990. O uruguaio Enrique Iglesias anuncia a entrega do Prêmio Máximo para o Meio Ambiente)

- Jaime Lerner

O político e urbanista paranaense Jaime Lerner nasceu em Curitiba no dia 17 de dezembro de 1937. Descendente de imigrantes judeus de origem polonesa, concluiu os cursos de Engenharia e Arquitetura na Universidade Federal do Paraná. Participou, em 1965, da criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPUC) sendo o idealizador do Plano Diretor da cidade. Em 1971, foi nomeado prefeito de Curitiba, aos 33 anos, voltando ao cargo em 1979 (1979-1983) e eleito, em 1989 (1989-1992), pela terceira vez.

Sua gestão voltou-se, fundamentalmente, para a solução de problemas de transporte, expansão urbana e meio-ambiente. Implementou um programa de educação ambiental, que incluía a coleta seletiva de lixo em mais de 95% do município. O programa foi reconhecido internacionalmente e recebeu, em 1990, o prêmio máximo das ONU para o Meio Ambiente.

Como governador do Paraná, em 1994, ganhou o Prêmio Criança e Paz do UNICEF. Dentre seus diversos projetos sociais podemos destacar o “Da Rua para a Escola”, que distribuía cestas básicas para famílias que mantivessem suas crianças, de até 14 anos, na escola, e o “Protegendo a Vida”, que implementava assistência à gestante e ao recém-nascido. Em 1998, foi reeleito governador.

A revista Time publicou, em 2010, uma listagem dos 25 pensadores mais influentes do mundo. É consultor da ONU para assuntos de urbanismo.

Lerner é o campeão de enxergar o óbvio. (Maí Nascimento)

Ele vê além da montanha. (Carlos Deiró)

Curitiba é a cidade brasileira que possui maior índice de área verde por habitante: 52 m2. Em 1971, a cidade contava com apenas 0,5 m2 por habitante embora a população fosse três vezes menor.

Nós damos a sombra e você a água fresca. (Jaime Lerner)

A transformação aconteceu graças a campanhas que conseguiram mobilizar a população que se encarregou de irrigar a arborização pública. Bosques foram desapropriados e ovelhas foram levadas aos parques com o intuito de manter a grama aparada e cativar os usuários.

- Índice de Área Verde (IAV)

“Áreas verdes” é um termo que se aplica a diversos tipos de espaços urbanos que têm em comum o fato de serem abertos, acessíveis; relacionados com saúde e recreação ativa e passiva, proporcionaram interação das atividades humanas com o meio ambiente.
(José Alexandre Melo Demattê)

O IAV da cidade de Porto Alegre, RS, é de 13,5 m² por habitante, bastante inferior à de Curitiba (52 m2). Nossos administradores parecem desconhecer que a vegetação das áreas privadas possui um papel fundamental nesse Índice. Curitiba só conseguiu maximizar este índice graças a uma inteligente política de incentivo fiscal, que proporciona abatimento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) proporcional à área do terreno que é mantida com cobertura vegetal pelo proprietário, em alguns casos essa isenção pode chegar até 100%.

A pobre Porto Alegre simplesmente não possui um Plano Diretor, foi rasgado, tripudiado pelas construtoras que se preocupam apenas com o lucro. Na sua “democrática” votação os funcionários das empreiteiras lotaram as galerias com o objetivo de manipular a votação seguindo a orientação dos patrões. Pode-se chamar de Plano algo que o empreendedor pagando uma taxa adicional se habilita a construir um prédio acima da altura preconizada pelo Plano que já atendia aos reclames abusivos e ditatoriais das empreiteiras? O número de carros aumenta numa medida exponencial nos antes chamados de bairros residenciais provocando engarrafamentos nas antes aprazíveis e bucólicas alamedas.

Livro

O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre. Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false
.

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Vice-Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil/Rio Grande do Sul; Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E–mail: hiramrs@terra.com.br

Nenhum comentário: