sexta-feira, 4 de novembro de 2011

NOVOS CAMINHOS E HORIZONTES

Por João Bosco Leal

Em segundos, com o impacto de um acidente de motocicleta, provocado por um bêbado que com um carro roubado cruzou minha vida em uma rodovia, uma viagem de lazer foi brutalmente interrompida.

Submetido a treze cirurgias durante os 10 primeiros meses, permaneci 25 entre cama e cadeira de rodas, o que, em diversos aspectos, transformou minha vida.

Os sonhos, planos, projetos e compromissos precisaram ser adiados, revistos, modificados e alguns - poucos - deixaram de existir.

Durante um bom período não era capaz de me alimentar, tomar banho ou qualquer outra coisa que necessitasse das mãos e sequer ficava de pé, com uma das pernas em péssimas condições.

Os aparelhos e pinos nas mãos tornavam muitas ações pequenas e simples - como levar um talher com alimento em direção à própria boca -, muito difíceis de serem realizadas, a ponto de um grande amigo haver me dado de presente uma colher que ele próprio entortara, em um ângulo de 90 graus.

Além das seqüelas físicas remanescentes, o fato de mesmo que só por um período, haver ficado totalmente dependente de outras pessoas, me modificou, tanto psicologicamente, quanto em relação à vida profissional, na administração de meus bens, principalmente por sempre ter sido muito ativo e centralizador.

Após mais de um ano do acidente, cansado da imobilidade física e necessitando manter pelo menos a mente com bastante atividade, comecei escrever, o que antes fazia muito esporadicamente, sobre temas específicos, profissionais, enquanto exercia a política classista em uma entidade que presidia.

A idéia era falar sobre tudo, do cotidiano, principalmente para deixar registrado para meus netos o que pensava sobre os mais variados assuntos e, para isso, resolvi montar um blog, baseado em uma experiência anterior.

Para registrar uma viagem de motocicleta que realizei até Santiago, no Chile, havia construído um, onde diariamente postava as fotos dos locais por onde passava e fazia um relato do trecho percorrido no dia e do local onde estava, para que meus filhos pudessem acompanhar a aventura diariamente, postar comentários ou fazer perguntas.

Com o desenvolvimento do projeto, resolvi ampliar as possibilidades postando, além de textos, meus e de terceiros, notícias e vídeos musicais, unindo assim o prazer da leitura ao da música, minha grande paixão.

Apesar de existirem diversas possibilidades, em nenhum momento minha intenção foi a de buscar um retorno financeiro com o blog da viagem ou com este, que ficou pronto em outubro de 2009.

Com dois anos de existência, o novo blog mostra dados bastante interessantes e antes não imaginados, principalmente pelo número de pessoas que passaram a se interessar por meus textos e os diversos blogs e jornais que me adicionaram como seu colunista.

Atualmente já recebemos mais de 90.000 visitas e a cada publicação aumentam os blogs, sites e jornais, de diversas regiões do país, que republicam meus textos, multiplicando exponencialmente e de modo imensurável, os leitores que se interessam por eles.

Aqueles que ao cair se levantam e seguem adiante, sempre encontrarão caminhos diferentes para um horizonte antes desconhecido.

Nenhum comentário: