domingo, 3 de junho de 2012

"PROSSIGA NA MISSÃO"

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 11 de maio de 2012.

Quando surge um problema, você tem duas alternativas
- ou fica se lamentando, ou procura uma solução.
Nunca devemos esmorecer diante das dificuldades. Os fracos se intimidam.
Os fortes abrem as portas e acendem as luzes. (Dalai Lama)

- Óbices no Lançamento do Projeto

Nos idos de 2008, apoiado por poucos entusiastas, o Projeto Desafiando o Rio-mar esbarrava em uma série enorme de dificuldades. A maior delas provocada pelas Organizações Militares de Ensino do Exército, as quais o Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) estava diretamente subordinado, que entenderam que o Projeto não era de interesse do Sistema Colégio Militar do Brasil e por isso não autorizavam a realização do mesmo.
Como militar não me cabia julgar as decisões dos superiores hierárquicos e parti em busca de uma alternativa. A solução, finalmente encontrada, com o apoio irrestrito de nosso caro Comandante do CMPA, Coronel Paulo Contieri, foi a de pedir rescisão do contrato com o Colégio nos meses de dezembro e janeiro e tentar a recontratação a partir de fevereiro de 2009. Tive de alterar todo o planejamento inicial que tinha como objetivo chegar a Belém, eu não podia passar quatro meses sem os vencimentos de professor sem comprometer as despesas relativas ao tratamento médico de minha esposa. O Projeto foi, então, limitado a dois meses (dezembro-janeiro), com saída prevista de Tabatinga em 1° de dezembro de 2008 e chegada a Manaus em 29 de janeiro de 2009.
Apesar de, no lançamento do projeto, contar com acenos entusiásticos de diversas empresas gaúchas, todas se mostraram, depois, reticentes em dar seu apoio financeiro ao projeto. O patrocínio que já contávamos como certo, da PETROBRAS, arquitetado pelo Vereador Ricardo Moura de Albuquerque Maranhão, foi vetado às vésperas de sua liberação sem qualquer tipo de explicação. O meu parceiro, amigo e irmão maçom, Coronel André Flávio Teixeira, com problemas de saúde na família, a três semanas da partida, teve de ser substituído pelo professor Romeu Chala.
Foi neste triste momento de desencanto e desânimo que recebi um e-mail de meu velho amigo, General Joaquim Silva e Luna no qual ele me incitava com seu lema predileto: Prossiga na Missão!
O velho camarada, parceiro de tantos desafios enfrentados na BR 174 (Manaus, AM/Boa Vista, RR), no início da década de 80, me animou com sua lacônica mensagem. Enfrentei a falta de apoio por parte do Exército, a falta de recursos financeiros e, finalmente, cumpri a Missão antes do prazo previsto e com todas as metas alcançadas.

- Batalhão de Engenheiros – Dia da Engenharia
No dia 13 de abril de 2012, foi comemorado, em Porto Alegre, o Dia da Engenharia Militar no CPOR/PA. A solenidade contou com a presença de muitos militares da ativa e da reserva da arma de Engenharia da Guarnição e foi prestigiada pelo General Carlos Bolivar Goellner, Comandante Militar do Sul, e o General Silva e Luna, Chefe do Estado-Maior do Exército, que realizou uma palestra aos convidados no auditório da Organização Militar, com a presença do Batalhão de Engenheiros, convidados, oficiais e alunos do Centro.
Após a palestra o Coronel Carlos José Sampaio Malan, meu colega de turma, apresentou um vídeo de pouco mais de um minuto em que eu me apresentava ao velho amigo e, em seguida, lhe ofertou meu livro – Descendo o Solimões.
No dia 13, por ocasião destas comemorações eu estava realizando a Travessia da Laguna dos Patos e não pude levar meu abraço ao dileto camarada. Minha jornada de caiaque, desta feita, foi em homenagem singela ao Dia da Engenharia e ao Centenário do CMPA.
Obrigado amigo Malan por permitir, ainda que indiretamente, que eu estivesse presente nesta cerimônia levando minha admiração e meu respeito ao Gen Silva e Luna.

Livro

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na AACV – Colégio Militar de Porto Alegre.
Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Nenhum comentário: