terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CARAUARI - JURUÁ (2ª PARTE)

Hiram Reis e Silva, Juruá, Amazonas, 15 de fevereiro de 2013.
Baixo Juruá
O Baixo Juruá, que vai desde sua foz no Solimões até a boca do Rio Tarauacá, próximo a Eirunepé, apresenta características que em muito diferem do Médio Juruá que vai do Tarauacá até a foz do Breu. O curso do Juruá apresenta neste trecho curvas mais amplas com raios que por vezes ultrapassam a um quilometro e alongados estirões. À medida que nos afastamos da fronteira com o Peru os declives se tornaram cada vez mais insignificantes, parece que se navega em um terreno plano embora vez por outra se possa sentir algumas vezes a torrente fluir com mais impetuosidade. As margens no Baixo Juruá são na sua maior parte planas e baixas ainda que às vezes avistemos terras firmes com barrancos de 12 a 50 metros de altura.
Comunidade Juanico – Forte das Graças (11.02.2013)
COMUNIDADE JUNAICO
Como de costume partimos ao alvorecer com destino à Comunidade Forte das Graças. Despedimo-nos de nossos novos amigos e partimos céleres para enfrentar os 105 km que nos separavam de nosso destino. Meu parceiro Marçal recuperara sua energia graças a um chá preparado pela sogra do Sr. Manoel em Juanico. Tínhamos a pretensão de alcançar nosso objetivo por volta das três horas da tarde, mas a canícula, ventos de até 50 km/h, banzeiros fortes e chuva torrencial retardaram nossa progressão e só conseguimos atingir nosso destino por volta das dezesseis horas.
A bela Comunidade firmemente assentada em terra firme é banhada por um Lago de águas negras chamado Andirá cujas águas penetram no Juruá algumas centenas de metros sem se misturar.
COMUNIDADE FORTE DAS GRAÇAS
Ao desembarcar, no “Bocão”, preparamo-nos para o ataque sem dó nem piedade dos piuns e nada aconteceu, talvez graças às águas ácidas do Lago, o fato é que foi a Comunidade mais salubre que tivemos a oportunidade de conhecer em toda a Bacia do Juruá. Os líderes da Comunidade já tinham franqueado ao Mário, que nos precedera, a Casa do Professor que além de vários quartos possuía um banheiro e cozinha, coisa rara nestas paragens.
À noite, durante o jantar, recebemos a visita dos líderes que relataram ser a primeira vez que canoístas visitavam aquelas paragens. Depois da visita continuei lançando os dados colhidos e o Mário e o Marçal foram fazer uma incursão pela Comunidade. Como não poderia deixar de ser tiveram de enfrentar as costumeiras provocações a respeito dos paraenses. É estranho que os amazonenses que se referem aos paraenses, em geral como bandoleiros, piratas e outros qualificativos nada lisonjeiros tenham escolhido, pelo sufrágio universal, um político nascido naquele Estado para governá-los. Na oportunidade o Sr. João Batista Ramos de Carvalho, que estava com viagem marcada para Juruá na manhã seguinte, se prontificou a nos acompanhar mostrando os diversos furos que abreviariam em muito nossa jornada.
Comunidade Forte das Graças – Juruá (12.02.2013)
COMUNIDADE FORTE DAS GRAÇAS,
JURUÁ, AM - ACANTONAMENTO
Acordamos mais tarde (06h30), os 65 km que nos separavam de Juruá poderiam ser vencidos na parte da manhã sem maiores dificuldades, além do que podíamos contar com a possibilidade de abreviar a distância ao penetrar nos Furos do Antonio, Arati e Taboca. Pedi ao Mário para fazer uma filmagem da Comunidade vista do Rio e parti com o Marçal para nossa derradeira jornada até o Juruá. Identificamos o Furo do Antonio e penetramos nele enquanto o Mário fazia a volta procurando marcar no GPS a localização de alguma Comunidade que por ali existisse. Logo que saímos do Furo encontramos o João Batista, que se desencontrara do Mário quando este concluiu a filmagem e aproou para a cidade de Juruá. O João nos guiou, pacientemente, até a Cidade de Juruá e tivemos, mais uma vez a oportunidade de admirar, de perto, a beleza dos Igapós e Lagos ao navegar por estes belíssimos labirintos naturais.
Nas cercanias de Juruá despedimo-nos do João Batista e voltamos nossas proas para o Porto de Juruá. Despachei o Mário à frente com o intuito de que este fizesse contato imediato com a PM e qual não foi minha surpresa ao verificar que uma viatura da PM já nos aguardava postada na parte mais alta do formidável barranco que dá acesso ao Porto. Os informantes já tinham alertado os Policiais Militares da nossa chegada julgando, mais uma vez, que se tratava de traficantes ou fugitivos. Apesar do alerta vermelho dos ribeirinhos fomos muito bem recebidos pelos PMs que nos encaminharam imediatamente ao Vice-prefeito José Leland Herculano Saraiva que autorizou que ficássemos alojados no Hotel Amazonas com as despesas pagas pela Prefeitura do Juruá.
Juruá (13 a 15.02.2013)
Juruá, Hiram e o Vice-Prefeito
José Leland de Juruá
No Hotel conhecemos dois personagens muito interessantes, o engenheiro Roberto Carlos Coêlho Dibo e o senhor Reis, um típico nordestino. No dia 14 assistimos, de manhã, a palestra “Profissional com Alto Desempenho” promovida pelo Engenheiro Roberto na sede da Prefeitura de Juruá e, à tarde, depois de conceder uma entrevista à Rádio Juruá FM 104,9 MHz, ao repórter e Secretário Extraordinário da Prefeitura Sr. José de Arribamar Mendes de Souza, realizamos uma entrevista com o Vice-prefeito José Leland que discorreu com desenvoltura sobre assuntos atinentes ao seu Município, projetos em curso e futuros. Depois da entrevista conseguimos, graças à Secretária Marly da S. Mota, um computador para fazer o “upload” das fotos para o facebook do trecho de Cararuari até Juruá.
Investimento em Soberania
Mais uma vez apelamos a nossos investidores para que continuem colaborando, cada um dentro de suas posses, para que possamos cumprir a meta de chegar a Manaus. Aqueles que ainda não conhecem nosso projeto peço que visitem o Blog: http://www.desafiandooriomar.blogspot.com
Conta Bancária de Hiram Reis e Silva
Banco do Brasil (001) - Agência: 4848 - 8
Conta Corrente: 117 889 - X
CPF: 415 408 917-04
Endereço: Rua Dona Eugênia, 1227
CEP 90630-150 - Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 9234 2378
E-mail:            hiramrs@terra.com.br
Livro do Autor
O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS e na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br). Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false
Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS); Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS); Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS); Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.
E-mail: hiramrs@terra.com.br

Nenhum comentário: