segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

COAMO E COOPERATIVA JAPONESA ASSINAM CONVÊNIO

Coamo assina convênio com cooperativa japonesa para aumentar exportação à Ásia
Yoshimi Nakano, presidente do Conselho da
cooperativa japonesa Zen-Noh, com o presidente
da Coamo, José Aroldo Gallassini
         A Coamo, com sede em Campo Mourão,  no Centro-Oeste do Paraná, agregando mais de 25.400 cooperados nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e considerada a maior cooperativa agrícola da América Latina irá aumentar seus volumes de exportações de produtos agrícolas para a Ásia.
        Na manhã desta segunda-feira (25/02), o presidente da Coamo engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini assinou convênio com a cooperativa Zen-Noh  - Federação de Cooperativas Agrícolas do Japão -  para fornecimento de produtos agrícolas, cujo primeiro navio será embarcado na próxima semana com mais de 50 mil toneladas de milho por meio do porto de Paranaguá. 
        A Zen-Noh é uma das maiores organizações cooperativas do mundo, representa os interesses de mais de 4,8 milhões de agricultores associados a mais de 700 cooperativas japonesas e também para mais de quatro milhões de associados não agricultores, com atuação na importação de insumos para ração e carne, demandados pelos produtores, além da distribuição e comercialização de produtos agrícolas.
        No final de 2012, dirigentes executivos da Zen Noh estiveram no Paraná visitando a Coamo e na ocasião, apresentaram propostas de negócios nas áreas de soja, milho e trigo.
Diretoria da Coamo na assinatura do convênio
com a cooperativa japonesa que congrema mais
de quatro milhões de cooperados
        Com a parceria com a cooperativa japonesa, a Coamo pretende aumentar sua participação no mercado externo e ampliar os destinos de suas exportações, e por consequência, aumentar o faturamento com suas operações no mercado internacional.
        Em janeiro deste ano, Gallassini batizou um navio na Ilha de Iwagi com o nome de Santa Paulina e aproveitou a viagem para visitar clientes da Coamo no Japão e na Coréia do Sul. “A China continua sendo nosso principal destino de exportação, mas no ano passado recebemos visita de dirigentes de empresas asiáticas que, em janeiro, tivemos a oportunidade de retribuir  e mostrar o potencial e a qualidade dos produtos exportados (grãos, farelo e óleo de soja) pela Coamo, desta maneira iremos diversificar os nossos negócios no continente asiático”, diz o presidente da Coamo.
        As exportações de produtos agrícolas industrializados e in natura da Coamo em 2012 foi de 2,81 milhões de toneladas, representando um crescimento de 8,7% em relação ao ano anterior, atingindo o montante de US$ 1,12 bilhão. Para a Europa, os produtos exportados pela Coamo chegam a vários países, entre eles estão Alemanha, França, Dinamarca e Suécia. "A nossa intenção é diversificar sempre para agregar maior valor a produção dos cooperados da Coamo" prevê Gallassini.
Ilivaldo Duarte de Campos-Assessor Imprensa - COAMO - Campo Mourão/PR

Nenhum comentário: