segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

FALECEU O PIONEIRO FRANCISCO IRINEU BRZEZINSKI

Drs. Renato Fernandes Silva Jr. e Eraldo Teodoro de Oliveira, ao lado de Dr. Francisco Irineu Brzezinski, na objetiva de Pedro da Veiga, no Recanto do Criador, por ocasião do lançamento do livro: "Roberto Brzezinski - Semeador de Esperança"
Faleceu em Campo Mourão, no começo da tarde desta segunda-feira, dia 18, por volta das 12h30m o advogado e escritor Francisco Irineu Brzezinski. Filho do ex-prefeito Roberto Brzezinski, Irineu estava internado na Center Clínicas há mais de duas semanas, onde se recuperava de uma cirurgia no estômago. Primeiras informações dão conta que o pioneiro mourãoense faleceu de falência múltipla dos órgãos.
BIOGRAFIA
Francisco Irineu Brzezinski, nasceu em 5 de Abril de 1937 na cidade de Malé - PR, filho de Roberto Brzezinski e Tecla M. Brzezinski, viúvo, advogado inscrito na OAB-PR nº 2381, formado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica do Paraná.
Fundador da cadeira número 02 da Academia Mourãoense de Letras, cujo patrono é Nelson Bittencourt Prado.
ATIVIDADES PROFISSIONAIS
No campo do Direito, começou na comarca de Campo Mourão, como Solicitador Acadêmico, inscrito sob nº 933 OAB/PR. de 28.04.60 a 15.12.61, tendo inclusive procedido trabalho no Tribunal Popular do Júri, como defensor e Promotor Público "ad-hoc". Exerceu a advocacia, tendo como sede Campo Mourão-PR, durante vinte anos, quando prestou concurso público, voltando depois ao exercício profissional na mesma comarca.
Foi nomeado, ante parecer do Conselho de Educação de nº 66/72, para compor o Corpo Docente da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão - PR. Lecionando no referido estabelecimento do qual é fundador. Presidente em duas gestões da Associação dos Advogados de Campo Mourão e Peabiru-PR. Desempenhou na região, incumbência dirigida pela OAB - Secção do Paraná, como integrante de banca examinadora em concursos públicos.
Ofereceu trabalhos profissionais, em Primeira e Segunda Instância no Estado do Paraná. A advocacia exerceu em diversos setores, como defesas administrativas, trabalhistas, na área cível, eleitoral, Auditoria Militar, Justiça Federal, e no campo criminal como defensor, assistente de acusação, Promotor de Justiça, com intensa atividade no Tribunal Popular do Júri, em comarcas como de Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Corbélia, Curitiba, Goioerê, Mamborê, Maringá, Palmital, Peabiru, Ubiratã, Alto Piquiri, Iretama, Engenheiro Beltrão e Barbosa Ferraz.
Advogado de Instituições Financeiras.
Advogado da Associação da Vila Militar - Campo Mourão e região.
Integrava a banca advocatícia pessoa jurídica - Irineu Brzezinski Advogados Associados.
Foi responsável por departamentos jurídicos de inúmeras prefeituras na Região Centro Oeste do Paraná.Teve como campo de ação, a agricultura, o comércio e a área industrial. 
ATIVIDADES FUNCIONAIS
Oficial Administrativo Padrão "N" do Departamento de Turismo e Divulgação do Estado do Paraná, na condição de funcionário nomeado por Decreto do Governo do Estado do Paraná, com atribuição em entrevistas e coleta de matérias para publicação na imprensa.
Integrou o Ministério Público do Estado do Paraná, ante Decreto do Governo do Estado, depois de aprovação em concurso público, com exercício nas comarcas de Campo Mourão, Corbélia, Guarapuava, Palmital, Pitanga, Ubiratã e Umuarama, quando se aposentou em Curitiba, entrância final, pelo Ato 096/91 da Procuradoria Geral da Justiça, tendo tido participação em todos os campos, especialmente no Tribunal Popular do Júri.
ATIVIDADES POLÍTICAS
Participou de política estudantil, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, pelo Partido Democrático Universitário. Fundador de partidos, em nível municipal, Movimento Democrático Brasileiro, Partido Republicano Progressista, tendo feito parte do Diretório Municipal e Estadual do primeiro partido mencionado e do Diretório Municipal do segundo como ainda, ainda integrou o Diretório Municipal da Aliança Renovadora Nacional de Campo Mourão.
Foi suplente de vereador no município de Campo Mourão, tendo assumido a Câmara. Foi eleito vereador em Campo Mourão em 15 de novembro de 1.972, para a gestão de 73/77. Eleito Presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão - PR, gestão 03.03.75 a 31.07.77.
Na condição de legislador encaminhou projetos, indicações, proposições, num plano de administração municipal, motivando a publicação de expediente, na categoria de prestação de contas, oferecendo também projetos de resolução. Participou da Comissão Executiva Provisória da Associação Esportiva em Campo Mourão - PR. Escolhido como um dos dez melhores vereadores do Estado do Paraná, em pesquisa realizada pela UCAPE, no exercício de mandato em 1.976.
Participou da Marcha à Brasília, nos dias 18 e 19 de junho de 1.985, em defesa do tema "Reforma Tributária Já". Eleito Diretor do Clube Social e Recreativo 10 de Outubro de Campo Mourão-PR. Foi indicado à Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Campo Mourão, não aceitando. Fez parte do Conselho Comunitário de Campo Mourão - PR.
LIVROS EDITADOS
Depois de longa pesquisa procedida, com a arrecadação de informações pessoais e dados concretos, com ilustração fotográfica, nasceu, já lançado, o livro histórico da região Centro Oeste do Estado do Paraná, intitulado "A Futura Capital", em janeiro do ano de 1.975.
A seguir foi levado a público o romance "A troca de casais" no ano de 1.979. Considerando a experiência funcional, na condição de Diretor de Presídio já editado o livro "A Vida Numa Penitenciária".
ATIVIDADES CULTURAIS
A primeira iniciativa foi a de reunir trabalhos legislativos, na Câmara Municipal de Campo Mourão-PR, aparecendo como explicação, tendo sido intitulado "Ajude a Administrar Campo Mourão", em vinte (20) páginas, no ano de 1.973.
Prestou contas, em expediente elaborado, quanto à atividade na direção de presídio, intitulado "Vencemos um ano de muito trabalho", com vinte e oito (28) páginas, isto em 06.04.84.
Procedeu palestras em clubes de serviços, fórum, faculdade, associação. Publicou artigos diversificados na imprensa. Fundador do Jornal "A Notícia de Fato", de circulação regional - 1.993.
Organizou lançando como fundador, o "Informativo OAB" da Subseção de Campo Mourão - PR, 1.993.
Participou da fundação do "Jornal da Prisão Provisória de Curitiba".  
Agraciamento na cidade de Maringá, ante promoção da UCAPE, como um dos melhores vereadores do ano no Estado do Paraná - 1976.
Cidadão Honorário de Campo Mourão, título recebido em 9 de outubro de 1986.
Votos de reconhecimento pelo trabalho prestado, ao Ministério Público do Paraná.  
Titulo de Benemérito - Maçonaria - Loja Luz do Oriente 1ª nº 11 - Campo Mourão - PR, em 18.02.94.
Homenagem prestada, por ocasião da aposentadoria do Ministério Público, por Juízes, Promotores e serventuários da Justiça em Campo Mourão - PR. Homenagem recebida do município de Farol, como "Menção Honrosa" - artes literárias - 12.11.93.
Prêmio Análise de qualidade - Ano VI - 12 de agosto de 1997 - Realização Marcini.  Homenagem “Mourãoense que faz” - SESC - Campo Mourão - 07 de agosto de 1997.
Honra ao Mérito - Vereador legislaturas 5ª e 7ª - 05 de dezembro de 1997.
Pesquisa - primeiro lugar - atividade profissional - V.S. Pesquisas e Promoções, em 24 de março de 1998.
Certificado Amigo do Tiro de Guerra - expedido em 06 de dezembro de 1997 pelo Ministério do Exército - Comando Militar do Sul - 5ª RM/DE - SSMR/5- Tiro de Guerra 05-019 - recebido em 19 de abril de 1998.
Certificado expedido pelo município de Campo Mourão no dia 31 de dezembro de 1997.
 Homenagem prestada pelos funcionários da OAB/PR, seccional de Campo Mourão, em 06 de fevereiro de 1998.
Certificado de referência profissional - Globo e Pesquisas Publicidade expedido em agosto de 2000.
(fonte: Academia Mourãoense de Letras).

Nenhum comentário: