sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

HOMENAGEM AO EX-PREFEITO DR. RENATO FERNANDES SILVA - 40 ANOS DE SUA POSSE

A prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay entregou uma placa de homenagem ao advogado e ex-prefeito Dr. Renato Fernandes Silva marcando os 40 anos de sua posse como prefeito na gestão 1973/1976, durante uma solenidade que reuniu autoridades, familiares e comunidade, na tarde desta quinta-feira, 31. A esposa de Fernandes Silva, Maria Therezinha Kloster Silva recebeu flores da prefeita Regina.
A homenagem, indicada pela AML - Academia Mourãoense de Letras, também contou com o ato de subida da escada do Paço Municipal ao gabinete da prefeita Regina, onde foi feita a leitura da ata, rememorando a posse de Dr. Renato em 1973, pelo historiador Pedro da Veiga, que conduziu a cerimônia há 40 anos. 
O presidente da AML, Jair Elias dos Santos Junior, que também é historiador, falou sobre a importância do evento valorizando a história do município, e enalteceu a atenção da prefeita Regina e atitude, ao reconhecer os trabalhos prestados por um ex-prefeito depois de quatro décadas.
Por sua vez, a prefeita Regina disse que lembrando da história, o município reconhece o trabalho de pioneiros e que o ex-prefeito Renato Fernandes Silva tem o respeito da comunidade mourãoense. “Eu tenho que agradecer ao ex-prefeito Doutor Renato pelos trabalhos realizados e seguir o seu exemplo”, frisou Regina, que ainda saudou a todos os familiares do homenageado.
Emocionado, Dr. Renato Fernandes Silva lembrou de sua trajetória enfrentando dificuldades desde a infância com a morte da mãe quando tinha apenas cinco anos, dos estudos, do processo político e do trabalho a frente do Poder Executivo Municipal, marcado por obras e determinação, como da realização da fase final dos Jogos Abertos do Paraná em 1976, quando também foi construído o Ginásio de Esportes Belim Carollo. “Com o apoio da comunidade, construímos uma obra de destaque nacional com recursos próprios, concluímos dentro do prazo e o município não ficou devendo nada”, lembrou Fernandes Silva.  
Também prestigiaram a solenidade, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Salvadori; o presidente da Câmara Municipal, Pedro Nespolo; o vereador Edilson Martins e o representante da deputada Marla Tureck, Adriano Camargo. Os Filhos de Fernandes Silva, Renato Fernandes Silva Junior e Regina e demais familiares também estiveram na homenagem.
Histórico
Renato Fernandes Silva, nasceu em 20 de dezembro de 1932, na cidade de Prudentópolis-PR, filho de Araci Fernandes e João Gaspar Silva. 
Casado com Maria Therezinha Kloster Silva em 04 de setembro de 1957.
Órfão de mãe aos cinco anos, morou com a avó paterna, Maria Gaspar Silva e duas tias solteiras. Estudo o primário em Prudentópolis no Grupo Escolar Barão de Capanema, fez o Científico no Colégio Novo Atheneu de Curitiba, interrompendo seus estudos por dois anos, frequentando o Centro de Preparação de Reserva (CPOR), onde recebeu o espadim em 1953 – Turma Centenário do Paraná.  Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Paraná, em 1958. Em 1960 transferiu-se para Campo Mourão em 1960 onde advogou juntamente com Paulo Vinício Fortes. Participou da fundação da Associação dos Advogados de Campo Mourão e Peabiru, do Country Clube e da Sociedade Vicentina, onde exerceu a função de vice-presidente do Conselho Central e Presidente da Conferência Nossa Senhora de Fátima da Catedral de São José. Foi também advogado (hoje com a denominação Procurador Geral) do Município de Campo Mourão, nas gestões dos prefeitos Rosalino Salvadori (1967-1968), Augustinho Vecchi (1968-1969) e Horácio Amaral (1969-1973). Foi eleito prefeito no ano de 1972, sucedendo o então prefeito Horácio Amaral.
Pedro da Veiga foi diretor administrativo
durante a gestão de Dr. Renato e Secretário
da Comcam durante os 4 anos de seu mandato
Dentre suas obras administrativas destacam-se os ginásios J.K e Belin Carolo, construção do Colégio Unidade Polo, implantação do sistema de esgoto em boa parte do centro da cidade, escolas e além de outras obras. Em 1974 foi membro da Missão Econômica do Paraná, que esteve no Japão e a viagem virou tema do livro “Campo Mourão, abrindo os caminhos do Oriente”, do historiador Jair Elias dos Santos Júnior.
Toda sua brilhante administração foi pautada pelo critério de justiça, não possibilitou a existência de casos de favorecimento ou perseguições. Nem todos os problemas do Município foram resolvidos, mas sua experiência administrativa foi marcante e de franco desenvolvimento à Campo Mourão. Foi, durante sua gestão pelo seu carisma presidente da COMCAM, granjeando apoio e simpatia de seus colegas prefeitos da microrregião.
Homem simples e honesto deixou o cargo de prefeito do Município de Campo Mourão em 01 de fevereiro de 1977, voltando a dedicar-se exclusivamente à sua profissão. Em 2001 recebeu do Legislativo mourãoense o Título de Cidadão Honorário de Campo Mourão. (fotos da posse: Tony Nishimura - fotos da homenagem: Pablo Batista).

Nenhum comentário: