quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PIONEIRO BRUNO GEHRING FALECEU

Faleceu na manhã de hoje, quinta-feira (21), o agricultor fundador da Coamo Bruno Gehring
COOPERATIVISTA
BRUNO GEHRING
“Sou um cooperativista realizado”
Fundador, com o número 21, cooperado
revela orgulho em fazer parte
da história da Coamo
O gaúcho de Passo Fundo, Bruno Gehring é o cooperado número 21 da Coamo. Ele fez parte dos 79 agricultores que assinaram a ata de constituição da cooperativa em 28 de novembro de 1970. No último dia 26 de abril (2010), “seo” Bruno visitou a administração central da Coamo e foi recebido pela diretoria, e logo em seguida, concedeu entrevista para o Jornal Coamo e o programa de rádio “Informativo Coamo”. “Foi uma emoção muito grande para mim, pois nesse dia estava completando meus 88 anos de vida, dos quais praticamente 40 anos de atuação com a Coamo”, relata.
Bruno Gehring chegou em Roncador, na região Centro-Oeste do Paraná, no ano de 1946, vindo de Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul. “Eu comprei uma ‘partinha’ de uma serraria do Belin Carollo, na região do Rio do Campo. Tocamos a serraria durante vários anos, equilibramos a situação e requeremos a terra. Foi quando montei e toquei uma serraria em Roncador junto com meus irmãos”, lembra o pioneiro da Coamo.
INÍCIO
Quando surgiu a Coamo o agricultor tinha uma área de 200 alqueires, associou-se com o número 21 e foi abrindo suas terras para o plantio de lavouras. “Era uma época muito difícil, era tudo taquaral, em pouco tempo consegui comprar um tratorzinho, mas também precisei pagar para destocar. Com o apoio da assistência da Coamo fui lutando e progredindo”, conta Gehring, que administra há 50 anos a Fazenda Gamelão, na região de Aterrado Alto, em Roncador.
CONFIANÇA
Bruno Gehring com o presidente da Coamo,
Dr. Aroldo Gallassini: emoção em recordar
o passado e falar de desenvolvimento
Desde quando ouviu falar na ideia do surgimento de uma cooperativa em Campo Mourão, Bruno Gehring acreditou de imediato no sucesso do movimento e que ele iria dar certo, sendo uma solução e apoio para os agricultores. “Eu sempre imaginava o início de uma cooperativa com gente honesta, e graças a Deus e a administração do Dr. Aroldo foi isso que aconteceu nesses anos todos” diz o fundador.
O associado lembra que o agricultor Fioravante João Ferri só aceitou a presidência da Coamo com a condição de que o então agrônomo da Acarpa (hoje, Emater) José Aroldo Gallassini fosse trabalhar com ele para apoiar os trabalhos da cooperativa. “O Dr. Aroldo então disse sim, aceitou o convite e depois, com a confiança dos associados foi eleito presidente e sendo reeleito presidente até hoje. Estou muito satisfeito com o Dr. Aroldo e sua equipe, que fazem um bom trabalho. Aqui na Coamo todos tratam a gente muito bem, tenho o que preciso para plantar e produzir bem”, garante.
ALEGRIA
Feliz por estar participando da cooperativa, Gehring disse que a Coamo representa muito na sua vida como pessoa e agricultor. “Quarenta anos de Coamo são quarenta anos de alegria e realizações, se pudesse durar mais 40 anos na Coamo eu ficaria satisfeito. Posso afirmar que sou um cooperativista realizado”, comemora o cooperado fundador, que aos 90 anos ainda administra sua fazenda de 300 alqueires com lavouras e gado.
Fonte: http://www.coamo.com.br/jornalcoamo/mai10/digital/40_anos.html

Um comentário:

Ivan Bruno Gehring disse...

Um homem forte, um exemplo de dedicação ao trabalho, vontade , persistência, um pilar na familia. Nosso patriarca nos deixou hoje. Tenho o orgulho de ter muitas de suas qualidades. Agradeço a Deus por ter aproveitado sua companhia, historias e ensinamentos. A dedicação da familia ao seu redor mostra o quanto vc era querido e respeitado. Os amigos e familia sentirao muito sua falta. Vc esta eternizado em nossa historia e até mesmo da cidade.
Um beijo pra vc, e até algum dia meu querido vô Bruno